Culpa e Pena

Ao princípio de direito penal de “não há pena sem culpa” é importante tentar determinar o que é a culpa.

A culpa é vista com base na liberdade do agente, ou seja, presume-se sempre que o culpado poderia ter agido de outra forma, que se não absorveu os princípios normativos da sociedade a culpa também é sua, tudo porque o poderia ter feito ou agido de outra forma.

Isto parece ser um pensamento binário, entre 0 e 1, entre fazer mal ou fazer bem. A verdade é que as coisas não se processam assim. Não me cabe explicar o que leva determinada pessoa a cometer um crime, até porque são vários e com fundamentos diferentes, mas a culpa é baseada num ideal de liberdade, que não podemos afirmar com segurança que existe.

A oposição entre determinismo e livre arbítrio parece ser uma boa forma de tentar agarrar um pouco mais. Se, por um lado, somos e agimos resultante de uma situação predeterminada que, levando ao absoluto, nos coloca ligados e presos até ao nosso maior antepassado ou se, por outro lado, agimos com total liberdade que dentro de todas as escolhas do mundo podemos optar por qualquer uma e realizarmo-nos de qualquer forma.

A pena, para além do seu carácter retributivo, isto é: “fizeste mal vais ter que pagar”, tem em consideração a possibilidade de reintegração “vais para a prisão a aprender estar em sociedade”.

Acontece que 75% dos reclusos voltam a cometer um crime no espaço de 5 anos, ou seja, concluímos que o nosso sistema prisional e as redes de apoio quando libertos são insuficientes para que possam ter uma vida sem terem em mente o crime como meio de realização.

As consequências também advêm para os descendentes, ao todo falamos em mais de 3 milhões de pessoas na Europa, que além do estigma, têm também uma maior propensão para a criminalidade, estas famílias são empurradas para uma exclusão social que é também a falha do Estado de Direito Democrático, e isso é grave e provoca fissuras no próprio Estado.Tênis Cano Cano Everlast Tempest Masculino Masculino Tênis Cano Tempest Preto Tênis Everlast Alto Preto Alto fqpxyT

Do you want to be informed of DiEM25's actions? Sign up here.